Guantánamo

Hoje vi no Jornal Hoje que o presidente-eleito-em-vias-de-posse Barack Hussein Obama Jr. deve tomar sua primeira medida internacional amanhã. Disseram que está dado como certo de que essa medida é desativar a Prisão de Guantánamo.

Guantánamo é uma província de Cuba que abriga uma base militar estadunidense, considerada por mim a maior ironia de relação Estados Unidos — Cuba. A província é tão cubana que suas mulheres, as guantanameras, são homenageadas na famosa canção de José Martí, Guantanamera.

Se Obama fizer isso no primeiro dia de governo, não precisa fazer mais nada no que tange o assunto direitos humanos. Guantánamo é o símbolo-mor do que não fazer a um prisioneiro, é símbolo da crueldade militar frente ao respeito humanitário. Se depois de tanto e tantos anos isso for revisto, Obama já fez muito. (Tá bem, esse parágrafo é um exagero. E o exagero se justifica pela emoção da blogueira em saber que Guantánamo será — REALMENTE — desativada. Se Barack fizer isso, espero outras medidas: respeito aos latinos, consideração com os árabes, medidas que intercedam pela paz no Oriente Médio…)

Eu estou aguardando a notícia: será ou não será?

Ainda estou no ânimo do Yes, we can!

Autor:

Dinda, tia e "sora". Uma mulher ordinariamente comum, que tem qualidades simples e defeitos reles.

2 opiniões sobre “Guantánamo

  1. Também ouvi essa notícia hoje de manhã, antes de sair para o trabalho. Se fizer isso, vai ter uma repercussão enorme, é capaz até de acalmar um pouco a pressão internacional para sair do Iraque. Um palpite apenas.

  2. Nina, meu amore… Quanto lugar bonito, tbem quero passear por estes lados. rsss
    Cada retrato mais lindo que o outro.
    Aproveite bem suas férias =)
    Beijos

Deixe um comentário