Tchekhov ou Tchekov?

Aproveito o blogue para dar a dica de leitura. Tenho lido Tchekov nas últimas semanas, quase um conto por dia — quando dá. Infelizmente o ritmo de leitura está meio lento; mas, por outro lado, vale a pena curtir o livro aos poucos.

O livro dele que eu havia lido anteriormente, uma coletânea de contos, era muito bom. Mas eu ainda não consegui terminar o último conto, para não acabar o livro. O último conto, bastante longo, sobre um sanatório, é de uma beleza literária, uma literatura tão fina, que o leitor quer saborear todo o escrito, sem chegar ao final. Aliás, nos contos de Tchekov, o final é o menos importante. Sua literatura é muito humana e verossímil. Assim, esse conto do sanatório capta com tanto detalhe e cuidado o ambiente descrito, que parece uma real incursão no mundo imaginário criado pelo autor.

O livro que estou lendo tem contos mais curtos, mas igualmente geniais. Não sei o título, mas isso também não importa. Ler qualquer coisa de Tchekov é desbravar um dos melhores contistas da literatura mundial, considerado por alguns estudiosos como a referência da base do conto moderno, ao lado de Machado de Assis e Edgar Allan Poe.

Os contos de Tchekov não são de identificação, mas de verdades. As pessoas descritas não são arquétipos das que conhecemos, ainda que possamos comparar com o mundo real. São seres tão complexos e tão completos que espantam tamanho detalhe de construção, mesmo em contos curtos. O autor detalha o personagem descrito e permite a imaginação na mesma medida.

Os enredos não são peripécias, são fatias de vida real, onde não há começo e não há final de episódios. Os personagens podem ou não se transformar, mas Tchekov fala de cotidiano, de relações, de interioridade humana, mesmo escrevendo em outra época, pouco parecida com a nossa.

Bem, a dúvida que tive, para escrever esse post, é da grafia do nome do autor. Na Wikipedia, no mesmo artigo, aparece Tchekov e Tchekhov. Deixo o link da Wikipedia sobre a vida do cara e espero que vocês corram para ver qual é desse russo aí.

Link da Wikipedia sobre Tchekov

1 Comentário (+add yours?)

  1. Alexandre Martinazzo
    Mar 04, 2008 @ 21:00:05

    Hum… vou colocar esse na fila, pretendo ler uns dois livros antes (se os estudos deixarem). Alguma recomendação em especial?

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: