Hoje vi uma cena de jornal na TV em que aparecia o Papa, em Roma, na praça de Espanha. Aí me deu um pouco de nostalgia de um tempo recente: os três dias em Roma.
Roma é uma cidade muito bonita. Apesar de ser uma bagunça só, é maravilhosa. Não tem o clima da Espanha, nem é o mesmo refinamento de Paris, que também são cidades latinas: Roma é diferente. A arquitetura não é o que me chamou mais atenção, apesar de ter um monte de arquitetura velha, ruínas e sítios arqueológicos espalhados pela cidade. Roma é uma cidade alegre, sorridente.
Caminhar por Roma é muito lindo. Apesar de ser uma capital perigosa, para os padrões europeus, tem uma vida e um ritmo muito bacanas. Não é nada onírico, romântico, elegante. A arquitetura renascentista é super imponente, forte, marcante e fica espalhada pela cidade. Mas Roma tem algo de vida real, de feira livre, de trabalho-mas-não-estresse, que é muito legal.
Talvez essa minha impressão de Roma aconteça por eu ser latina e descendente de italianos. Mas vi Roma, também, sem maquiagem: gente no trem gritando “Porco zio!” (igual ao meu nonno), rosto mal-humorado em guichê de informações, trânsito — hum… bem, ahn… — caótico… caótico na potência mil.
A irritação que tive para atravessar ruas em Roma ainda não tinha me passado. Em seguida, vi o trânsito de Nápoli, que consegue ser pior. [Mas depois da Itália, vi o trânsito da Alemanha, que é o extremo oposto: chega a ser uma obediência burra, pois no meio da madrugada havia uma única pessoa na rua, além de nós, que parou para esperar o sinal abrir para os pedestres. Essa pessoa estranhou os transeuntes brasileiros que cruzam a viela vazia de sinal aberto para os carros, que não aparecem.]
Mas, voltando a Roma, essa é apenas uma impressão de três dias. De três dias que deveriam ser cinco e não foram, justamente, pela bagunça italiana. Mas, mesmo assim, é fonte de lindas e animadas lembranças.
Bem, a viagem à Itália precisa ser refeita, definitivamente. E, no verão europeu!
😉
Oi Nina
Adorei saber um pouco de Roma através de ti. Vi tuas fotos no início do ano e achei fantástico.
Teu blog está muito legal, PARABÉNS
Abraço
Cynthia